• sábado, 20 de novembro de 2010

    Por que o som não se propaga no vácuo?

    O som se propaga através de ondas mecânicas. Uma onda mecânica é uma perturbação que se move e transporta a energia de um lugar para outro através de um meio. No som, a perturbação é um objeto que vibra. E o meio pode ser qualquer série de partículas interconectadas e interativas. Isso significa que o som pode se propagar através de gases, líquidos e sólidos.

    Vejamos um exemplo: imagine um sino de igreja. Quando um sino toca, ele vibra, balançando para trás e para frente bem rapidamente. Quando o sino vai para frente, ele empurra as partículas de ar. Essas partículas de ar empurram outras partículas de ar que estão ao redor e assim por diante. Quando o sino vai para trás, ele puxa as partículas de ar que, por sua vez, puxam outras partículas de ar. Esse movimento de empurra e puxa é uma onda sonora. O sino que vibra é a perturbação original e as partículas de ar são o meio. As vibrações do sino empurram e puxam as moléculas de ar ao redor, criando uma onda sonora.

    O som não se propaga apenas no ar. Encoste sua orelha contra uma superfície sólida, como uma mesa e feche os olhos. Peça para alguém bater com o dedo na outra extremidade da mesa. Essas batidas são a perturbação inicial. Cada batida emite vibrações através da mesa. As partículas na mesa se chocam umas contra as outras e se transformam no meio para o som. As partículas da mesa, por sua vez, chocam-se com as partículas de ar entre a mesa e seu tímpano. Quando uma onda se move de um meio para outro como esse, ocorre o que chamamos de transmissão.

    No vácuo não existe meio para transmição de som, por que no vácuo só se propagam ondas eletromagnéticas que não precisam de um meio para se mover, um exemplo seria a luz, que se propaga em forma de onda eletromagnética.



    Clique Aqui Para o Download
    (23,0 MB)


    0 comentários:

    Postar um comentário